Ares Panther ProgettoUno brilhou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este

A Ares Design decidiu recriar um dos desportivos mais icónicos dos anos 70, o De Tomaso Pantera, e acaba de apresentar o Ares Panther ProgettoUno, uma reinterpretação moderna do Pantera original que dá o "tiro" de partida para um programa que promete recuperar ícones do passado, denominado "Legends Reborn".

As intenções da empresa com sede em Modena já eram conhecidas há vários meses, mas só agora o herdeiro do Pantera lançado em 19070 se mostrou ao público, e logo no Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste ano.

Escusado será dizer que ninguém lhe ficou indiferente durante o evento que todos os anos se realiza nas margens do "Lago di Como" e isso diz muito de um modelo que foi feito à medida dos puristas. A base usada neste projecto é a do Lamborghini Huracán, mas à excepção das portas todos os painéis da carroçaria foram substituídos e feitos em fibra de carbono, para manter o peso controlado.

O resultado é uma forma angular e que nos remete de imediato para as linhas do Pantera original (ver galeria), decisão que merece aplausos por parte de todos quantos se lembram do desportivo original. E por falar no modelo original, convém dizer que o motor V8 de origem Ford foi substituído por um V10 atmosférico que equipa o Lamborghini Huracán. Este bloco sofreu modificações ao nível da electrónica e passou a formar equipa com um sistema de escape específico que produz mais 10 cv.

Contas feitas, o Pantera do séc. XXI é capaz de produzir 650 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, com a potência a ser enviada às quatro rodas através de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h.

Quanto ao habitáculo, é fácil encontrar pontos em comum com o "cockpit" do Lamborghini Huracán. Ainda assim, a marca com sede em Modena afirma que este é um trabalho original e promove a personalização e customização de cada modelo, pelo que podemos nunca vir a ter duas unidades iguais.

Certo, para já, é que a produção do Panther ProgettoUno já arrancou e que cada unidade tem um preço base de 615 mil euros. Mas prepare-se para esperar, é que o processo de produção é artesanal e cada exemplar vai demorar cerca de três meses a estar concluído. O tempo de espera ronda os 12 meses.

Em destaque